Apresentação

               A única coisa constante na vida é a mudança. A mudança que costuma causar desconforto (por que nos leva ao desconhecido) é a mola propulsora da sociedade. É a mudança que resolve os problemas, que muda paradigmas, que evolui, que melhora, que adapta, que avança. 

               Vivemos há alguns anos um clima de mudança no Brasil que mostra todo dia a batalha entre as forças inovadoras e as forças conservadoras. Se não formos atores do processo, seremos figurantes. Não há como escapar, é melhor atuar, criar, viver não apenas por viver, apenas respirando, mas sempre mantendo dentro da alma a certeza de que estamos vivendo com progresso, garantindo o futuro próprio e toda família.

               Abrir o próprio negócio pode ser a chave para a independência financeira e principalmente para a realização profissional e pessoal. Seriedade, disciplina, criatividade e amor são os quatro pilares para o sucesso de um novo empreendimento. E este é o principal objetivo do Guia do Empreendedor, despertar em você o sentimento empreendedor e assessora-lo no que for possível, trazendo também todos os aspectos legais e financeiros. Aqui você vai encontrar uma série de informações muito importantes referentes aos processos de abertura de uma nova empresa, bem como endereços de órgãos ligados às pequenas empresas mais a nível regional. Ou seja, além de consultar esta base geral de informações que está agora a sua disposição, consulte também as Home Pages dos órgãos do seu estado, ficando assim atento às peculiaridades regionais.

 

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  O Novo Empreendedor

                Seriedade, Disciplina, Criatividade e Amor. Você com certeza possui estas quatro características. A Seriedade e a Disciplina que são necessárias em todas as ações de nossa vida, tornarão o seu empreendimento forte, seguro, capaz de resistir às dificuldades impostas pelo ambiente externo, como no caso de uma grande crise financeira. A Criatividade que juntamente com um espírito pesquisador, deixará sua empresa em condições de enfrentar muitas adversidades, bem como ajudarão na busca pela melhoria constante do seu produto ou serviço, sempre atento às necessidades da sociedade. E, por último mas não menos importante, o Amor ao seu empreendimento será o seu diferencial, poder trabalhar em algo que nos proporciona prazer e retorno financeiro, sem dúvida é um privilégio. Sua empresa terá o seu toque pessoal, sua organização, uma pintura diferente, um quadro, um cartaz, você será o principal diferencial, vai sentir amor por algo que você construiu, vai sentir muito orgulho. Existem várias outras características muito comuns à pessoa com espírito empreendedor:

 

Comunicação  

 

          Muito importante em qualquer momento da vida, uma comunicação segura e bem trabalhada vai garantir boa parte do sucesso do empreendedor, tanto no que diz respeito à comunicação com os empregados como com fornecedores e até mesmo concorrentes: Tudo é possível de ser resolvido com uma boa conversa...

 

Conhecer o ramo de atividade  

 

          Através da experiência própria ou através de revistas, informativos, livros, pesquisas em universidades, com outros empreendedores, etc, para aproveitar e identificar oportunidades, sempre pesquisando nas melhores fontes, promovendo sua curiosidade por novos caminhos que levem ao progresso da empresa.

 

Liderança

 

          Administrar é planejar, executar e controlar. Você precisará, muito mais do que ser um chefe, ser um líder, legitimando suas ordens e decisões para que o grupo trabalhe seguindo sempre os objetivos gerais da organização. Você vai precisar dar ordens, mas sempre que o empregado compreender, de forma transparente porque aquela decisão foi tomada, não ocorrerá nenhuma situação mais traumática, a ordem vai sair como algo natural e necessário. O Líder é um facilitador do trabalho do grupo e deverá também promover a união do mesmo. 

 

Organização  

 

          O espaço físico da empresa, os documentos, as pessoas, as máquinas, enfim, tudo aquilo que está interagindo para um objetivo final, seja um produto ou serviço, precisa estar bem ordenado, limpo, transmitir uma boa impressão ao cliente ou ao fornecedor. Todos os recursos da empresa precisam estar muito bem ordenados para otimizar o processo que leva ao produto final ou à prestação do serviço. 

 

Saber lidar com riscos

 

          Você vai se defrontar com situações muito arriscadas ao longo de sua vida como novo empreendedor. Não se assuste, os riscos estão presentes em todos os momentos e deverão ser enfrentados sempre com muito profissionalismo, conhecimento e pesquisa.

 

Planejamento

 

               Imprevistos sempre podem acontecer, mas um bom planejamento estratégico, de curto e longo prazo, vai lhe proporcionar uma maior segurança, você vai estar melhor amparado, principalmente se você destinar uma reserva mensal para contingências, para situações não previstas. 

               Crie o seu plano, coloque no papel todas as suas idéias já a partir do momento em que decidiu optar por abrir um negócio próprio.  Inclua no seu planejamento estratégico itens, informações tais como:

               Tipo de produto que você irá produzir  ou serviço que irá prestar, determinando assim o seu ramo de atividade. Exponha no papel várias idéias, várias razões práticas e pessoais que justifiquem a sua escolha;  

 

               Local onde você desenvolverá suas atividades: em muitos empreendimentos, a melhor escolha do ponto é um dos principais fatores do sucesso, sempre aliado a um ótimo atendimento. É muito importante estar onde está o seu cliente e, se possível, distante de um concorrente direto. Verifique todos os detalhes, como, por exemplo, se o ponto tem fácil acesso, se tem estacionamento, segurança. Procure verificar na Prefeitura ou com os moradores se existe alguma obra prevista para aquela região. Analise também se a dimensão do ponto atende às necessidades da sua atividade, verifique as instalações elétricas e hidráulicas, veja quais  reformas serão necessárias e qual a periodicidade de obras de conservação.  

 

               Seus consumidores, qual o seu mercado consumidor potencial. Faça pesquisas que lhe informem vários dados estatísticos dos moradores do bairro, ou mesmo da cidade e estado onde você iniciará suas atividades, principalmente no que diz respeito à idade, sexo, renda, grau de instrução. Utilize questionários, faça entrevistas, analise o ambiente. Converse também com parentes e amigos, fornecedores e até mesmo com concorrentes;  

 

               Concorrentes, busque informações nos seus concorrentes; faça uma análise detalhada de seus produtos e serviços, verifique suas qualidades, anote possíveis defeitos, veja como você pode fazer melhor, crie diferenciais.

 

               Avaliação de todas as possibilidades de fornecedores, faça um catálogo com o maior número possível de informações sobre todos os fornecedores de produtos ou serviços ligados ao seu ramo de atividade.