MODELO DE UM PLANO DE MARKETING 2  

Fonte:Las Casas,Alexandre Luzzi,Plano de Marketing para micro e pequena empresa,São Paulo-Atlas 1999.

ZUP

Mamadeira Pronta Descartável

1-     Análise Ambiental

1.1  Mercado

Segundo o Anuário da Associação dos Produtos de Leite, o consumo anual de leite no Brasil é da ordem de seis bilhões de litros. A linha de produtos, atendendo a faixa de consumidores que corresponde a crianças de 0 a 4 anos (15% do total), encontra-se distribuída da seguinte forma:

 

Leite fresco

10%

Leite em pó

40%

Leite longa vida

50%

 

A preferência por leite em pó ou longa vida, ou seja,leite industrializada,deve-se,principalmente,aos seguintes fatores:

 

-Praticidade:dispensa ferver o leite,que não precisa ser conservado na geladeira.

-Higiene: seu processo de esterilização a altas temperaturas elimina impurezas.

-Modernidade:associada ao tipo de embalagem.

-Durabilidade:maior prazo de validade.

 

1.2  Concorrência

 

Segundo pesquisa de preferência do consumidor realizada com uma consultoria independente,a marca que lidera o mercado em termos de qualidade do leite é a Nestlé,com 85%,seguida pela Parmalat,com 10%, e Danone e Leco,com 5% cada.Essas empresas basicamente configuram o perfil da concorrência de Zup no Brasil.

 

 

1.3  Ameaças e oportunidades

 

Eventos

Ameaças

Oportunidades

Sugestões

Econômico

 

 

 

Recessão

Queda do poder aquisitivo

 

Produtos com preço acessível

Juros altos

Dificuldades de crediário

 

 

Globalização

Concorrência de importados

Exportação Mercosul/outros mercados

Investimento em divulgação

Social

 

 

 

Trabalho feminino

Diminuição no número de filhos

Necessidade de produtos práticos

 

Aspectos culturais

Imagem de produto artificial/químico

 

Aval de órgãos de saúde/associações médicas

Campanha de amamentação

Queda no consumo de produtos industrializados

 

Deslocamento para nichos;introdução de produtos complementares de alimentação

 

1.4  Pontos fortes e fracos

 

Aspectos analisados

Nestlé

Zup

 

Ponto Forte

Ponto Fraco

Ponto Forte

Ponto Fraco

Pessoal

 

 

 

 

Quantidade

 

XXXXXXXX

XXXXXXXX

 

Qualificação

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Equipamentos

 

 

 

 

Capacidade instalada

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Tecnologia

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Finanças

 

 

 

 

Recursos financeiros

XXXXXXXX

 

 

XXXXXXXX

Possibilidade de obtenção de empréstimos

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Marketing

 

 

 

 

Produto

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Preço

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Distribuição

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Propaganda

XXXXXXXX

 

XXXXXXXX

 

Equipe de vendas

 

XXXXXXXX

 

 

Promoção

 

XXXXXXXX

 

 

 

 

O mercado de leite para lactentes é extremamente promissor,visto que se encontra em crescimento e tem espaço para a introdução de novidades.Embora o setor conte com concorrentes grandes e importantes, como a Nestlé, o país ainda não conta com muitas empresas no mercado de alimentação infantil e carece de variedade de produtos.

O lançamento do produto configura,entre outras,as seguintes oportunidades:

-         Estar presente num mercado de grande crescimento,cuja média anual é de 30%ªª

-         Fortalecer a imagem da marca,modernizando e alinhando-se às necessidades do mercado dentro da perspectiva inovadora.

-         Consolidar a presença da marca na indústria de derivados do leite,proporcionando novas opções aos novos consumidores.

 

2-     Objetivos

 

O lançamento tem como objetivos principais:

 

Qualitativos:

 

-         explorar o grande potencial de mercado de pais que trabalham e precisam de praticidade com qualidade.

-         fortalecer a imagem da marca Zup através de lançamentos de inovações na categoria de produtos lácteos.

-         manter o pioneirismo nesse mercado,agregando atributos de modernidade e inovação para a marca.

-         diferenciar a marca Zup dos concorrentes.

 

Quantitativos:

 

-         atingir pelo menos 20% das famílias que trabalham nas regiões de maior poder aquisitivo(sul e sudeste).

-         Penetrar em 4% dos mercados dos outros estados brasileiros.

 

3-     Estratégia de Marketing

 

3.1- Público-alvo

 

O produto destinar-se-á, principalmente,às famílias modernas e urbanas das classes A e B, que necessitam de praticidade,se preocupam com a higiene dos alimentos e não podem perder tempo na preparação das mamadeiras de seus filhos.

 

3.2 Posicionamento

O produto será posicionado como um produto prático e de qualidade, moderno e inovador,com os mais elevados padrões de higiene.

 

3.3 Produto

A mamadeira pronta descartável Zup é preparada com leite esterilizado, por meio de um processo de alta tecnologia, que permite sua conservação sem a utilização de nenhum aditivo ou conservante químico.

Zup será apresentada em embalagem de 250 ml de leite, enriquecido com todos os nutrientes e vitaminas necessárias à nutrição de crianças entre 1 e 3 anos.

Zup será comercializada em embalagem esterilizada, selada com lacre de segurança, removido no momento do consumo.A embalagem inclui bico também esterilizado e com proteção plástica.Zup pode ser armazenada sem necessidade de refrigeração por quatro meses.Após aberta, deverá ser mantida em geladeira e consumida em até 48 horas.

Para consumo, Zup poderá ser aquecida em banho-maria ou no microondas.

A mamadeira pronta descartável Zup contará com um processo de produção que inclui maquinário de última geração, pessoal altamente qualificado e alto padrão de higiene e qualidade, elementos tradicionais em nossa empresa.

 

3.3.1 Especificação técnica

 

-         Descrição do produto

 

Leite esterilizado,fortificado com vitaminas e sais minerais, balanceado para as necessidades nutricionais de crianças na faixa etária de 1 a 3 anos.

Tabela de composição centesimal:

 

 

Composição

 

Conteúdo em 100 ml

Valor calórico

 

66 kCal

Proteínas

 

3,0 g

Glicídios (100% lactose)

 

6,8 g

Lipídios

 

3,0 g

 

do leite

80%

 

vegetais

20%

Minerais

 

 

 

Ferro

0,9 mg

 

Cálcio

104 mg

 

Magnésio

10 mg

 

Fósforo

76 mg

 

Cobre

7 g

Vitaminas

A

155 UI

 

D

45 UI

 

E

0,67 mg

 

B1

52 mg

 

B2

0,19 mg

 

B5

0,4 mg

 

B6

41 mg

 

B12

0,3 mg

 

C

2,8 mg

 

PP

0,11 mg

 

Ácido fólico

4 mg

Minerais

 

 

 

Zinco

0,35 mg

 

Manganês

2 mg

 

Iodo

5 mg

 

Sódio

33 mg

 

Potássio

145 mg

 

 

-         Embalagem

 

Frasco de polipropileno leitoso com formato de mamadeira, selado com lacre de alumínio/polipropileno, contendo 250 ml do produto.Bocal de borracha de látex sanitário, acondicionado em invólucro protetor de polipropileno, e afixado ao frasco por um lacre termoencolhível.

 

-         Shelf-Life

 

Quatro meses a contar da data de fabricação.Datas de fabricação e validade impressas no corpo da embalagem.

 

-         Caixa de embarque

 

24 unidades de 250 ml.

 

-         Conservação

 

Local fresco e seco.Após aberto, o produto deve ser mantido sob refrigeração e consumido em até 48 horas.

 

3.4 Preço

 

-         Preços sugeridos

 

-         preço sugerido ao consumidor: R$ 0,95

 

-         preço para o varejista:R$ 0,65

 

-         política de descontos a ser definida em reunião do grupo de vendas

 

3.5 Distribuição

 

Os centros de distribuição terão a responsabilidade de entregar a mercadoria ao cliente nos prazos estabelecidos,sem comprometimento da qualidade do produto.Caso isso ocorra,deverão garantir a imediata troca do produto sem quaisquer custos adicionais para o cliente.

 

-         Estoques

 

Os estoques serão administrados seguindo a política de estoque mínimo,acrescida de margem de segurança de 10%, tendo em vista a promoção realizada no lançamento do produto.

 

-         Ponto de Venda

 

Distribuição nos hipermercados,supermercados,mercados, farmácias e loja de conveniência.

 

-         Abrangência

 

Centro de distribuição de São Paulo: responsável pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Centro de Distribuição de Brasília: responsável pelos Estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Tocantins e Goiás.

Centro de Distribuição de Recife: responsável pelos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

 

-         Administração de Vendas

 

Faturamento

-         início das vendas: janeiro de 99

-         pedidos:vendas internas/sistema

-         faturamento FOB São Paulo

 

Treinamento

A equipe de vendas deverá estar preparada para indicar os casos de uso do produto,além de chamar a atenção com relação aos cuidados de conservação e validade.As seguintes características devem ser ressaltadas a respeito do produto:

Característica

-         Vem pronta

-         Sem conservantes,estéril

-         Utilização de banho-maria ou microondas

-         Vem com lacres invioláveis garantindo o produto

 

Benefício

-         Garantia de qualidade

-         Mais saudável

-         Facilidade de preparo

 

 

3.6    Promoção

 

-         Exposição

A exposição no ponto de venda utilizará folders que já se encontram disponíveis nos Centros de Distribuição.

-         Material de ponto de venda

 

A tabela de preços estará disponível nos centros de distribuição, bem como o material promocional-folheto explicativo-, cuja distribuição deverá ser realizada pelos supervisores em suas áreas de responsabilidade.

 

-         Tática

 

Veicular propaganda em revistas e cartazes em supermercados e órgãos de classe, participando de eventos para profissionais das áreas de alimentos e pediatria, exibindo o produto e ressaltando suas características de segurança e praticidade.

Utilizar espaço nas grandes redes de vendas a varejo para a apresentação do produto às famílias.

 

4-     Planos de ação

 

Atividades

Encarregado

Período

Orçamento

Lançamento do produto

Samuel / Cláudio

11/98

80.000,00

Publicação em revistas femininas, médicas e sobre educação infantil

Bruno / Valquíria

Mensalmente, a partir do lançamento

30.000,00

Material de ponto-de-venda

Samuel

Nos primeiros três meses de lançamento, e semestralmente a partir daí

Lançamento 70.000,00

Sem. 50.000,00

Participação em eventos de órgãos de classe

Átila

             

           ______

A verificar com a organização de evento

 

 

5-     Projeção de Vendas e Lucros*

 

Período

Vendas

Lucros

Observações

Jan

Fev

Mar

Abr

Maio

Jun

1.000.000

200.000

300.000

500.000

500.000

500.000

500.000

100.000

150.000

250.000

250.000

250.000

 

 

 

3.000.000

1.500.000

           _______

 

*Dados hipotéticos