MODELO
DE UM PLANO DE MARKETING 2
Fonte:Las Casas,Alexandre Luzzi,Plano de Marketing para micro e pequena empresa,São Paulo-Atlas 1999.
ZUP
Mamadeira Pronta Descartável
1- Análise Ambiental
1.1 Mercado
Segundo o Anuário da Associação dos Produtos de Leite, o consumo anual de leite no Brasil é da ordem de seis bilhões de litros. A linha de produtos, atendendo a faixa de consumidores que corresponde a crianças de 0 a 4 anos (15% do total), encontra-se distribuída da seguinte forma:
Leite fresco |
10% |
Leite em pó |
40% |
Leite longa vida |
50% |
A preferência por leite em pó ou longa vida, ou seja,leite industrializada,deve-se,principalmente,aos seguintes fatores:
-Praticidade:dispensa ferver o leite,que não precisa ser conservado na geladeira.
-Higiene: seu processo de esterilização a altas temperaturas elimina impurezas.
-Modernidade:associada ao tipo de embalagem.
-Durabilidade:maior prazo de validade.
1.2 Concorrência
Segundo pesquisa de preferência do consumidor realizada com uma consultoria independente,a marca que lidera o mercado em termos de qualidade do leite é a Nestlé,com 85%,seguida pela Parmalat,com 10%, e Danone e Leco,com 5% cada.Essas empresas basicamente configuram o perfil da concorrência de Zup no Brasil.
1.3 Ameaças e oportunidades
Eventos |
Ameaças |
Oportunidades |
Sugestões |
Econômico
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Recessão |
Queda do poder aquisitivo |
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Produtos com preço acessível |
Juros altos |
Dificuldades de crediário |
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Globalização |
Concorrência de importados |
Exportação Mercosul/outros mercados |
Investimento em divulgação |
Social |
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Trabalho feminino |
Diminuição no número de filhos |
Necessidade de produtos práticos |
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Aspectos culturais |
Imagem de produto artificial/químico |
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Aval de órgãos de saúde/associações médicas |
Campanha de amamentação |
Queda no consumo de produtos industrializados |
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Deslocamento para nichos;introdução de produtos complementares de alimentação |
1.4 Pontos fortes e fracos
Aspectos analisados |
Nestlé |
Zup |
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Ponto Forte |
Ponto Fraco |
Ponto Forte |
Ponto Fraco |
Pessoal |
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Quantidade |
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XXXXXXXX |
XXXXXXXX |
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Qualificação |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Equipamentos |
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Capacidade instalada |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Tecnologia |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Finanças |
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Recursos financeiros |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
Possibilidade de obtenção de empréstimos |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Marketing
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Produto |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Preço |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Distribuição |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Propaganda |
XXXXXXXX |
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XXXXXXXX |
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Equipe de vendas |
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XXXXXXXX |
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Promoção |
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XXXXXXXX |
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O mercado de leite para lactentes é extremamente promissor,visto que se encontra em crescimento e tem espaço para a introdução de novidades.Embora o setor conte com concorrentes grandes e importantes, como a Nestlé, o país ainda não conta com muitas empresas no mercado de alimentação infantil e carece de variedade de produtos.
O lançamento do produto configura,entre outras,as seguintes oportunidades:
- Estar presente num mercado de grande crescimento,cuja média anual é de 30%ªª
- Fortalecer a imagem da marca,modernizando e alinhando-se às necessidades do mercado dentro da perspectiva inovadora.
- Consolidar a presença da marca na indústria de derivados do leite,proporcionando novas opções aos novos consumidores.
2- Objetivos
O lançamento tem como objetivos principais:
Qualitativos:
- explorar o grande potencial de mercado de pais que trabalham e precisam de praticidade com qualidade.
- fortalecer a imagem da marca Zup através de lançamentos de inovações na categoria de produtos lácteos.
- manter o pioneirismo nesse mercado,agregando atributos de modernidade e inovação para a marca.
- diferenciar a marca Zup dos concorrentes.
Quantitativos:
- atingir pelo menos 20% das famílias que trabalham nas regiões de maior poder aquisitivo(sul e sudeste).
- Penetrar em 4% dos mercados dos outros estados brasileiros.
3- Estratégia de Marketing
3.1- Público-alvo
O produto destinar-se-á, principalmente,às famílias modernas e urbanas das classes A e B, que necessitam de praticidade,se preocupam com a higiene dos alimentos e não podem perder tempo na preparação das mamadeiras de seus filhos.
3.2 Posicionamento
O produto será posicionado como um produto prático e de qualidade, moderno e inovador,com os mais elevados padrões de higiene.
3.3 Produto
A mamadeira pronta descartável Zup é preparada com leite esterilizado, por meio de um processo de alta tecnologia, que permite sua conservação sem a utilização de nenhum aditivo ou conservante químico.
Zup será apresentada em embalagem de 250 ml de leite, enriquecido com todos os nutrientes e vitaminas necessárias à nutrição de crianças entre 1 e 3 anos.
Zup será comercializada em embalagem esterilizada, selada com lacre de segurança, removido no momento do consumo.A embalagem inclui bico também esterilizado e com proteção plástica.Zup pode ser armazenada sem necessidade de refrigeração por quatro meses.Após aberta, deverá ser mantida em geladeira e consumida em até 48 horas.
Para consumo, Zup poderá ser aquecida em banho-maria ou no microondas.
A mamadeira pronta descartável Zup contará com um processo de produção que inclui maquinário de última geração, pessoal altamente qualificado e alto padrão de higiene e qualidade, elementos tradicionais em nossa empresa.
3.3.1 Especificação técnica
- Descrição do produto
Leite esterilizado,fortificado com vitaminas e sais minerais, balanceado para as necessidades nutricionais de crianças na faixa etária de 1 a 3 anos.
Tabela de composição centesimal:
Composição |
|
Conteúdo em 100 ml |
Valor calórico |
|
66 kCal |
Proteínas |
|
3,0 g |
Glicídios (100% lactose) |
|
6,8 g |
Lipídios |
|
3,0 g |
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do leite |
80% |
|
vegetais |
20% |
Minerais |
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Ferro |
0,9 mg |
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Cálcio |
104 mg |
|
Magnésio |
10 mg |
|
Fósforo |
76 mg |
|
Cobre |
7 g |
Vitaminas |
A |
155 UI |
|
D |
45 UI |
|
E |
0,67 mg |
|
B1 |
52
mg |
|
B2 |
0,19
mg |
|
B5 |
0,4
mg |
|
B6 |
41
mg |
|
B12 |
0,3
mg |
|
C |
2,8
mg |
|
PP |
0,11 mg |
|
Ácido fólico |
4 mg |
Minerais |
|
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Zinco |
0,35 mg |
|
Manganês |
2 mg |
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Iodo |
5 mg |
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Sódio |
33 mg |
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Potássio |
145 mg |
- Embalagem
Frasco de polipropileno leitoso com formato de mamadeira, selado com lacre de alumínio/polipropileno, contendo 250 ml do produto.Bocal de borracha de látex sanitário, acondicionado em invólucro protetor de polipropileno, e afixado ao frasco por um lacre termoencolhível.
- Shelf-Life
Quatro meses a contar da data de fabricação.Datas de fabricação e validade impressas no corpo da embalagem.
- Caixa de embarque
24 unidades de 250 ml.
- Conservação
Local fresco e seco.Após aberto, o produto deve ser mantido sob refrigeração e consumido em até 48 horas.
3.4 Preço
- Preços sugeridos
- preço sugerido ao consumidor: R$ 0,95
- preço para o varejista:R$ 0,65
- política de descontos a ser definida em reunião do grupo de vendas
3.5 Distribuição
Os centros de distribuição terão a responsabilidade de entregar a mercadoria ao cliente nos prazos estabelecidos,sem comprometimento da qualidade do produto.Caso isso ocorra,deverão garantir a imediata troca do produto sem quaisquer custos adicionais para o cliente.
- Estoques
Os estoques serão administrados seguindo a política de estoque mínimo,acrescida de margem de segurança de 10%, tendo em vista a promoção realizada no lançamento do produto.
- Ponto de Venda
Distribuição nos hipermercados,supermercados,mercados, farmácias e loja de conveniência.
- Abrangência
Centro de distribuição de São Paulo: responsável pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Centro de Distribuição de Brasília: responsável pelos Estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Tocantins e Goiás.
Centro de Distribuição de Recife: responsável pelos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
- Administração de Vendas
Faturamento
- início das vendas: janeiro de 99
- pedidos:vendas internas/sistema
- faturamento FOB São Paulo
Treinamento
A equipe de vendas deverá estar preparada para indicar os casos de uso do produto,além de chamar a atenção com relação aos cuidados de conservação e validade.As seguintes características devem ser ressaltadas a respeito do produto:
Característica
- Vem pronta
- Sem conservantes,estéril
- Utilização de banho-maria ou microondas
- Vem com lacres invioláveis garantindo o produto
Benefício
- Garantia de qualidade
- Mais saudável
- Facilidade de preparo
3.6 Promoção
- Exposição
A exposição no ponto de venda utilizará folders que já se encontram disponíveis nos Centros de Distribuição.
- Material de ponto de venda
A tabela de preços estará disponível nos centros de distribuição, bem como o material promocional-folheto explicativo-, cuja distribuição deverá ser realizada pelos supervisores em suas áreas de responsabilidade.
- Tática
Veicular propaganda em revistas e cartazes em supermercados e órgãos de classe, participando de eventos para profissionais das áreas de alimentos e pediatria, exibindo o produto e ressaltando suas características de segurança e praticidade.
Utilizar espaço nas grandes redes de vendas a varejo para a apresentação do produto às famílias.
4- Planos de ação
Atividades |
Encarregado |
Período |
Orçamento |
Lançamento do produto |
Samuel / Cláudio |
11/98 |
80.000,00 |
Publicação em revistas femininas, médicas e sobre educação infantil |
Bruno / Valquíria |
Mensalmente, a partir do lançamento |
30.000,00 |
Material de ponto-de-venda |
Samuel |
Nos primeiros três meses de lançamento, e semestralmente a partir daí |
Lançamento 70.000,00 Sem. 50.000,00 |
Participação em eventos de órgãos de classe |
Átila |
______ |
A verificar com a organização de evento |
5- Projeção de Vendas e Lucros*
Período |
Vendas |
Lucros |
Observações |
Jan Fev Mar Abr Maio Jun |
1.000.000 200.000 300.000 500.000 500.000 500.000 |
500.000 100.000 150.000 250.000 250.000 250.000 |
|
|
3.000.000 |
1.500.000 |
_______ |
*Dados hipotéticos